SonicSens 3, limnímetro digital ultrassónico autónomo para a deteção de descargas

By abril 24, 2019noticia
Limnímetro digital sonicsens3
Limnímetro digital sonicsens3

A contaminação de rios, lagos, mares e terrenos é em grande parte devida às descargas dos sistemas de saneamento em tempo chuvoso.

A diretiva europeia incentiva a dotação de sistemas de quantificação nos pontos de descarga.  Nos últimos anos têm sido utilizadas várias tecnologias, na maioria dos casos sem grandes resultados e quase todas elas baseadas na instalação de detetores de descargas ou limnímetros dependentes destes detetores para serem ativados ou para mudar a frequência de medição.

As normas em vigor apontam para o uso de uma tecnologia com menores necessidades de manutenção e controlo (limpeza e calibração) e menor consumo energético, cálculo de caudal e volume e a quantificação da contaminação nos pontos representativos do sistema de saneamento com elevado índice de risco de impacto, além da exigência de considerar o tempo de descarga realizado.

por isso que a deteção de descargas nos sistemas de saneamento é um desafio para as tecnologias atuais. As condições ambientais não garantem um funcionamento correto em tempo chuvoso, após longos períodos de ausência de descargas.

Os detetores de descargas atualmente utilizados são na maioria dos casos mascarados por sedimentos, lenços e outros resíduos que impedem o correto funcionamento do detetor.

O desenvolvimento do novo sistema SONICSENS3 teve em consideração as deficiências das tecnologias atuais para projetar um produto que responde às necessidades atuais e futuras, sendo uma das características marcantes deste produto a sua autonomia de mais de cinco anos.

O equipamento permite configurar alarmes programáveis localmente e remotamente para vários destinatários e com envio de SMS e e-mail. Estes alarmes deixam armazenado um registo de históricos que permite definir os ecos válidos e descartar os ecos indesejados.

Dispõe de modem com comunicação 2G e 3G e com opção de comunicação NBIoT para enviar dados e alarmes. O próprio utilizador pode configurar e atualizar o firmware localmente e remotamente a partir do seu computador com acesso à Internet e sem custos adicionais.

O equipamento está preparado para trabalhar em atmosferas explosivas, pois tem certificado ATEX para todo o conjunto registador e sonda.

O SONICSENS 3 mostra gráficos de nível, caudal, qualidade e pluviometria com tabelas de gráficos e consegue registar nível, temperatura, nível de cobertura e bateria.

O SonicSens 3 e a plataforma Comlog juntam-se ao conjunto de soluções que o Grupo Mejoras tem vindo a desenvolver com características e funcionalidades próprias do Water Management 4.0 no qual estamos atualmente imersos.

Se procura equipamentos diferentes e inovadores para o setor de água, nós temos, claro!