Os requisitos ambientais e sanitários das últimas décadas têm vindo a gerar uma maior atenção às infraestruturas de saneamento que deixaram de ser enterradas e esquecidas, para passarem a ser uma prioridade nos serviços de água.

Neste caminho para alcançar os objetivos definidos pela legislação é fundamental dispor da informação das redes. Esta informação deve ser a mais completa e fiável possível, abrangendo aspetos como a geometria, as características próprias das tubagens (idades, materiais, etc.), os resultados dos estudos hidráulicos e urbanísticos e o estado de conservação das mesmas.

Neste sentido, graças às inspeções CCTV, os responsáveis pelos sistemas de drenagem urbana conseguem obter informações valiosas sobre o estado interno das redes que permitem planear as ações necessárias à reparação e reabilitação, com o uso de tecnologia de ponta, sem necessidade de obras.

Para isso, o GRUPO MEJORAS colabora com o setor há mais de 30 anos, fornecendo tecnologia para limpeza, inspeção e reabilitação das redes de saneamento. Concretamente, no caso das inspeções, os sistemas IBAK disponibilizados pela HIDRO MELHORAS incluem um vasto leque de opções que proporcionam grande versatilidade, para se adaptar às diferentes necessidades do setor.

Para a realização dos trabalhos de inspeção referidos, é imprescindível dispor dos melhores equipamentos que simplifiquem e agilizem a sua execução, obtendo assim os resultados pretendidos. Nesse sentido, os sistemas de inspeção IBAK são soluções avançadas em três aspetos fundamentais:

  • Elevada qualidade das imagens gravadas mediante a tecnologia Full HD
  • Sistema 3D Geosens para obter informação sobre a geometria e traçado real das tubagens, apresentado no formato SIG
  • Máxima fiabilidade

No que diz respeito às câmaras como elemento principal dos sistemas de inspeção, as mais procuradas atualmente são as oscilogiratórias, com resolução HD e sistema patenteado de imagem auto nivelada ROTAX, em qualquer posição, semelhante à visão humana. Dispõem de iluminação LED de alta potência, foco automático inteligente, múltiplas possibilidades de trabalho com oscilação ou rotação e movimentos programados, zoom, etc.

Estas câmaras podem também incorporar um sistema de imagem vertical, uma câmara de visão traseira, um sistema laser para medições, um emissor de localização e movimentos automatizados para revisão de juntas. No caso da inspeção de ramais, pode ser fornecida uma câmara lateral específica que também é gerida na unidade de controlo do veículo de inspeção.

Uma solução que merece destaque especial é o Panoramo 4K, um scanner ótico digital 3D com resolução 4K, único sistema de inspeção 3D totalmente digital. Este equipamento, mediante duas câmaras-scanners, mostra uma imagem tridimensional real da tubagem, o que facilita um diagnóstico mais eficiente, rápido e completo das redes

Por sua vez, a HIDRO MELHORAS se adapta às necessidades dos seus utilizadores, criando unidades móveis de CCTV personalizadas, utilizando diferentes tipos e tamanhos de veículos e a ampla gama de configurações do sistema modular. Equipamentos autónomos com todo o necessário para um trabalho em campo eficaz: ar condicionado, alimentação por bateria ou gerador, sistema informático com software específico, móveis para os equipamentos e acessórios, proteção da área de trabalho traseira, sistema de limpeza de equipamentos, etc. Para facilitar o trabalho, todos os veículos são configurados com duas cabines, uma para operação e escritório na frente e outra para equipamentos, na parte traseira.

A tecnologia de inspeção IBAK permite assim satisfazer as exigências cada vez maiores nos trabalhos de inspeção sistemáticos, de forma mais eficiente, com maior facilidade de utilização e operação e com resultados mais completos.